Boulevard Brasília

Aberto hoje das 10h às 22h

Brasília recebe 1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais de companhia

O projeto, feito em parceria entre o Boulevard Shopping e o Centro Veterinário da Visão, conta com palestras, orientações e pequenos exames de saúde para os bichinhos

No dia 17 de novembro Brasília recebe a 1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais de companhia. A ideia é conscientizar a população sobre os principais problemas que podem afetar a saúde ocular dos pets. Uma equipe completa de profissionais veterinários estará disponível no Boulevard Shopping Brasília, administrado pela Aliansce Shopping Centers, pra tirar dúvidas e dar dicas de prevenção. O evento conta com palestras, orientações e pequenos exames e recebe a população de 14h às 20h.

O objetivo do projeto, feito em parceria entre o Boulevard e o Centro Veterinário da Visão, foi criado para dar dicas sobre a saúde geral dos pets, além de alertar sobre as principais causas da cegueira e como podemos evitá-la. Mario Sérgio Almeida é médico veterinário oftalmologista de pequenos animais e lembra que os problemas oculares nos animais passam, muitas vezes, despercebidos pelos tutores.

“Os animais não podem se expressar e dependem da observação e cuidado do tutor. A prevenção busca identificar, orientar e tratar predisposições a alterações oculares com potencial de causaram transtornos oculares”, afirma o veterinário.

Prevenção e diagnóstico

Assim como na medicina, muitas doenças oculares evoluem rápido e podem levar a quadros irreversíveis de perda visual. Muitos problemas comuns em humanos, como a catarata e o glaucoma, são frequentes também nos animais. Mário Sérgio destaca que o glaucoma, caracterizado pelo aumento da pressão intraocular, é um das principais causas de cegueira em cães. Por isso, no dia do evento, será feita a aferição da pressão intraocular dos olhos dos bichinhos.

“Muitos tutores desconhecem a existência do oftalmologista veterinário e estes profissionais têm formação e equipamentos tão modernos quanto os utilizados na medicina”, afirma o veterinário. A ideia do evento surgiu a partir da necessidade de apresentar essas especialidades aos tutores de animais de estimação e alertar sobre a importância de exames periódicos e preventivos.

Confira alguns sinais que demonstram alteração ocular nos animais:

  1. Lacrimejamento excessivo
  2. Esfregar os olhos
  3. Olho aumentando de tamanho
  4. Olho vermelho
  5. Olho opaco
  6. Secreção

Serviço

1ª Campanha de prevenção à cegueira em animais e companhia

Data: 17 de novembro
Local: 2º Piso do Boulevard Shopping Brasília (Setor Terminal Norte, Shin Ca 5 Conjunto D – Asa Norte)
Horário: 14h às 20h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: livre
Mais informações: (61) 9 8122-0171 (Centro veterinário da visão)
Email: centroveterinariodavisao@gmail.com