Boulevard Brasília

Aberto hoje das 10h às 22h

Boulevard Mostra Artesanato recebe Bonequeiras de Buriti Vermelho

Projeto tem como foco promover a valorização da cultura e do artesanato brasileiro, abrindo espaço para a produção independente dos artesãos

O Boulevard Shopping Brasília, administrado pela Aliansce Sonae Shopping Centers, recebe entre os dias 27 e 29 de setembro, mais uma edição do projeto Boulevard Mostra Artesanato, que desta vez terá como destaque principal as Bonequeiras de Buriti Vermelho.

A iniciativa do mall tem os cuidados da curadora Renata De Sordi, que há seis anos reúne artesãos, ateliês e marcas independentes do Distrito Federal para venderem seus trabalhos que variam entre acessórios, objetos de decoração, de papelaria, almofadas, roupas de bonecas, entre outros.

Há quase 10 anos no mercado, as Bonequeiras de Buriti Vermelho tem capacidade para produzir cerca de 500 peças por mês. Cada boneca tem uma personalidade, que representam personagens de histórias infantis, homens, mulheres, crianças e famílias, com bonecas de todas as raças que encantam pela variedade, delicadeza e o capricho.

Sobre as Bordadeiras de Buriti Vermelho

Fundada em maio de 2010, com apoio do Sebrae/DF e da consultora Renata De Sordi, também curadora do Boulevard Mostra Artesanato, as Bordadeiras de Buriti Vermelho tem uma história de superação.

Moradoras de uma área rural do Distrito Federal chamada Buriti Vermelho, muitas mães, donas de casa e desempregadas queriam ocupar o tempo enquanto seus maridos, pais e irmãos cultivavam e trabalhavam nas plantações. Com uma renda muito baixa, a ideia surgiu a partir de uma visita feita pelo Sebrae que prestou uma consultoria em design de produtos artesanais.

Segundo a curadora Renata De Sordi, que ensinou e ajudou as mulheres a construir o projeto, no início parecia que o trabalho não alcançaria a qualidade necessária, pois não tinham nenhuma familiaridade com os materiais, além da desistência de algumas. Contudo, muitas se animaram quando os resultados começaram a aparecer, além da evolução da técnica, e de receber elogios. Logo, as vendas aumentaram, primeiro em Brasília, depois São Paulo, Fortaleza, e o retorno financeiro mostrou que a conquista vem com a persistência e a vontade de aprender, em qualquer tempo.

O trabalho das Bonequeiras é tão valorizado pela comunidade, que foi o tema escolhido pelos estudantes do CEF Buriti Vermelho quando participaram do Festival de Filmes Curta-Metragem das Escolas Públicas de Brasília. Assista em:

Serviço

Boulevard Mostra Artesanato

Local: 1º piso do Boulevard Shopping (Setor Terminal Norte, Conjunto J Asa Norte)
Data: 27 a 29 de setembro
Horário: Sexta e sábado, das 10h às 22h, e no domingo, das 13h às 19h